As ações do Agosto Lilás da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), entram na quarta semana de atividades que incluem formações, mesa de debate e palestras. As atividades da SPM do mês de enfrentamento à violência contra a mulher continuam até o dia 31 de agosto.
Mesa Debate na UFPE
Na segunda-feira (21), foi realizada uma mesa debate com o tema: “A Educação como Mecanismo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, no auditório Luiz Gonzaga, localizado na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru (UFPE/CAA). Esta ação contou com as parcerias da UFPE, Câmara de Vereadores e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Comissão de Gênero e Diversidade Sexual) e direito a certificado digital de participação.
A noite, que contou com auditório lotado, teve início com a participação do Coral Cantando a Vida e um delicioso coffee break. As palestrantes foram Paula Santos (OAB), Karinny Oliveira (pesquisadora e assessora parlamentar), Ana Maria Barros (professora da UFPE) e Samantha Valenttine (presidente da Nova Associação de Travestis e Pessoas Trans de Pernambuco – Natrape).
A palestra sobre o Agosto Lilás para a população usuária da AME Fernando Lyra, foi realizada nesta terça-feira (22), das 8h30 às 10h. Também houve palestra, no mesmo dia, às 9h, para o Programa Criança Feliz, no CRAS Maria Auxiliadora. Ainda na terça-feira, às 14h, no Hospital Regional do Agreste – HRA, será realizada palestra em alusão ao Agosto Lilás, além de ações itinerantes dentro do Hospital.
Na quarta-feira (23) será a vez da zona rural receber atividades. A Roda de Diálogo sobre o Agosto Lilás, será realizada, das 9h às 11h, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Itaúna. Às 14h, no Creas MSE, do Cedro, haverá palestra sobre o Agosto Lilás, no grupo operativo, com famílias. Ainda na quarta-feira, a empresa de ônibus Coletivo receberá a equipe de formadoras da SPM, de manhã e a tarde, para esclarecimentos sobre as leis Parada Segura e da Importunação Sexual nos transportes coletivos.
Dia 24 (quinta-feira), às 8h, a palestra sobre o Agosto Lilás será no Caps da Boa Vista, com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA. Às 9h, na Caravana da Saúde (Rua da Lata), também haverá palestra em alusão ao Agosto Lilás. Das 18h30 às 20h, será a vez da Escola Municipal Margarida Miranda receber a formação do programa Maria da Penha vai à Escola, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (Seduc).
O programa Maria da Penha vai à Escola estará também na Escola Municipal Leudo Valença, na sexta-feira (25), das 9h às 11h.
No sábado (26), haverá campanha de enfrentamento à violência contra a mulher na Feira da Boa Vista, das 14h às 16h. Às 15h30, na Academia da Cidade, do bairro São João da Escócia, a equipe da SPM estará realizando panfletagem sobre a rede de enfrentamento, na Passeata “Quebrando o Silêncio”, da Igreja Adventista..
Também haverá atividade no domingo (27), das 14h às 16h, na Feira da Boa Vista, com a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher – Agosto Lilás na Feira.
Foto: Jorge Farias/PMC