Com o sucesso da audiência pública realizada no Auditório Sergio Guerra, na Alepe na manhã da última quarta-feira (09), a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) responsável pela convocação para o ato, mostrou-se satisfeita com a presença dos principais agentes públicos ligados ao setor, bem como por importantes representantes do setor avícola do estado.
Durante o evento, após explanação de Raquel Miranda, Presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco, listando a ações da instituição, a partir do Plano de Contingência contra a Influenza Aviária. Por solicitação dos produtores, Débora decidiu programar uma série de visitas a todas as agências da ADAGRO no estado. Segundo a parlamentar, o objetivo é observar a atual estrutura da instituição, bem como de suas representações regionais, detectando gargalos e recomendando posteriormente uma reestruturação no órgão. A ADAGRO tem importante papel dentro do organograma do estado, tendo o papel de integrar ações do Governo Federal, Estadual e Municipal que contribuam para promover e executar a Defesa Sanitária Animal e Vegetal, o controle e a inspeção de produtos de origem agropecuária.
Na opinião de Débora Almeida, “A avicultura gera mais de 160 mil empregos em Pernambuco. A gripe aviária é uma ameaça para a avicultura. O estado é o 4º maior produtor de ovos do Brasil. Se ela não tiver as ações de prevenção, pode dizimar uma atividade. O ovo e o frango, contém as proteínas mais presentes na alimentação do povo pernambucano.”
Além de Débora, o evento contou com a participação de empresários do setor avícola e especialistas; do Deputado estadual Doriel Barros (PT); do Prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas; da Presidente da ADAGRO, Raquel Miranda; do Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária, Pio Guerra; do Presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras. dentre outros convidados.
Foto: Matheus Augusto