O apagão que durou cerca de duas horas e vinte minutos, na última terça-feira (15), comprometendo o abastecimento de diversas cidades, não afetou o município de Caruaru, graças ao equipamento conhecido como Battery Energy Storage System (BESS) que foi acionado e entrou imediatamente em operação.
O BESS é fruto de uma parceria entre a Compesa e a Baterias Moura, firmada em 2021. O equipamento funciona como um grande nobreak através de um sistema de 1.300 baterias totalmente recicláveis, instaladas em um contêiner. E, a sua aquisição possibilitou à Compesa melhorar os serviços prestados à população, evitando o desabastecimento de água em casos emergenciais como este e reduzindo custos com manutenções indesejáveis e não programadas. “Essa solução nos dá segurança energética e é uma energia limpa, que ajuda a preservar o meio ambiente”, afirmou Flávio Coutinho, Diretor de Eficiência e Atenção ao Cliente da Compesa.
O investimento se soma a outras iniciativas em desenvolvimento pela Companhia para garantir que a economia com a conta de luz seja convertida em investimentos em infraestrutura no saneamento.