Vereador Jorge Quintino solicita criação do “Mês das Tradições e Culturas Caruaruenses” em homenagem ao Mestre Vitalino, nas redes municipais de ensino”

Publicidade

O Vereador Jorge Quintino (SD), solicitou ao prefeito Rodrigo Pinheiro e a secretária de educação e esportes, Aline Tiburcio, a criação do mês das Tradições e Culturas Caruaruenses, o qual, será embasado a partir da pessoa do Mestre Vitalino e contará com a obrigatoriedade de apresentação da peça de teatro “O Alto das Sete Luas de Barro” para todos os alunos (as) das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa celebra a rica herança cultural da cidade e homenageia o renomado artista popular Mestre Vitalino.

O evento pretende destacar a vida e o legado do Mestre Vitalino, cujas obras de arte em cerâmica se tornaram ícones da identidade cultural de Caruaru. Uma das atividades-chave do evento será a obrigatoriedade de apresentação da peça de teatro “O Alto das Sete Luas de Barro” para todos os alunos das escolas da rede municipal de ensino. A peça, que captura a essência das tradições locais, promete educar e inspirar as futuras gerações. Todavia, o requerimento visa garantir que, a partir obra do Mestre Vitalino seja possível garantir uma apresentação de novas gerações de artesões (ãs) que estão se relacionando com o fazer artístico que tem o barro como matéria prima, além de dialogar com o Pífano e seus respectivos Mestres.

O Vereador Jorge Quintino expressou seu entusiasmo com a iniciativa, afirmando: “Estou orgulhoso de solicitar a criação do ‘Mês das Tradições e Culturas Caruaruenses’, uma oportunidade de enaltecer nossa herança cultural única e inspirar um amor duradouro por nossas tradições. Ao celebrar o legado do Mestre Vitalino, queremos garantir que as gerações futuras valorizem e preservem o que torna Caruaru tão especial.”

Publicidade