Duas iniciativas da Yduqs em prol da equidade racial foram reconhecidas, na última quinta-feira, 14/03, com prêmios de melhores práticas pelo Pacto Global da ONU no Brasil. O Programa de Trainee da Yduqs, exclusivo para pessoas pretas e pardas, e a constante evolução das metas da companhia para acelerar a representatividade de pessoas negras em posições de liderança destacaram-se entre as melhores práticas do Movimento “Raça é prioridade”. A Yduqs conquistou duas das quatro categorias da premiação, evidenciando seu compromisso no combate ao racismo. O evento de premiação ocorreu em Nova Iorque, na sede da ONU, durante a 68ª CSW (Comissão Sobre a Situação da Mulher), uma instância destinada a discutir os direitos das mulheres e meninas em todo o mundo. Representando a Yduqs estavam Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs; Joice Portella, gerente de ESG da Yduqs; e Fernanda Vianna, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Diversidade do grupo.
Em 2023, a Yduqs aderiu aos movimentos “Raça é Prioridade” e “Elas Lideram”, cujo objetivo é comprometer e engajar empresas com metas para aceleração da agenda 2030. Neste mesmo ano, a empresa também se tornou embaixadora do Movimento Educa2030. Tudo isto, reforça o compromisso da companhia em promover um mundo mais igualitário, por meio da educação. Em 2022, a empresa lançou suas 24 metas ESG, entre as quais, aumentar em 3 p.p o número de pessoas negras em posições de docente e aumentar em 5 p.p o número de pessoas negras em posições de liderança.
“É incrível perceber como todo o esforço genuíno que dedicamos acaba por gerar resultados tangíveis. Nos últimos três anos, mergulhamos de cabeça na gestão ESG, especialmente por meio do nosso comitê, onde contamos com a participação de profissionais excepcionais da equipe Yduqs, sempre apoiados pelo nosso CEO, Eduardo Parente, e por meus colegas vice-presidentes, em todas as suas atividades e decisões. Quero reforçar a importância fundamental de combatermos a desigualdade racial e o racismo estrutural. A diversidade é uma parte intrínseca do nosso DNA na Yduqs, e todas as iniciativas que promovemos estão totalmente alinhadas com nossos valores e objetivos como empresa. Para nós, é uma honra receber esse reconhecimento”, destaca Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
*Programa de trainee e políticas afirmativas de aceleração de carreira na Yduqs*
O Programa de Trainee da Yduqs, exclusivo para pessoas negras, destacou-se dentre as melhores práticas do Movimento “Raça é prioridade”, na categoria “Promoções de educação, formação e desenvolvimento de negros e indígenas dentro da organização”. O Programa é um dos mais completos aceleradores de carreira do setor. Seu principal objetivo é identificar, formar e desenvolver futuros líderes não apenas para a Yduqs, mas para todo o setor educacional. A Yduqs foi a primeira empresa de educação a fazer um programa de trainees só para negros. Em três edições, o programa reuniu mais de 20 mil candidatos de todo o Brasil, evidenciando a consolidação da iniciativa no mercado.
Já evolução constante nas metas para pessoas pretas e pardas em posições de liderança na companhia destacou-se na categoria “50% de pessoas negras ou indígenas em cargos de liderança até 2030”. Atualmente, a Yduqs conta com 40,1% de pessoas pretas e pardas ocupando posições de liderança. Na área acadêmica, 35,3% do quadro é composto docentes negros – um resultado 106% maior do que o esperado para o ano.
“Este é um reconhecimento do nosso compromisso em criar um espaço onde cada indivíduo é valorizado e respeitado, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual ou qualquer outra característica. Nossa jornada começou há aproximadamente dois anos, com muita paixão, vontade de fazer dar certo e a certeza de que estamos gerando um super impacto na sociedade. Com esse pouco tempo, receber esse prêmio nos inspira a continuar avançando e promovendo a inclusão em todas as suas formas. Também queria agradecer o compromisso de cada um de nossos colaboradores, que abraçam diariamente essa causa. Este prêmio é nosso, e juntos, continuaremos a fazer a diferença”, destaca Renata Mendonça, diretora de Gente da Yduqs.
*A Jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão na Yduqs*
As iniciativas em Diversidade e Inclusão da empresa estão agrupadas em um programa sólido de Diversidade, intitulado “Incluir para Transformar”, que reúne uma série de iniciativas estratégicas, visando transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais inclusivo. Por meio de ações como os Grupos de Afinidade, o ENPS de Diversidade, home office estendido após licença parental, a empresa não apenas promove a equidade internamente, mas estende seu compromisso para toda a sociedade. Além disso, a Yduqs integra o iDiversa, o índice de Diversidade da B3.
“A caminhada da Yduqs em busca de uma empresa mais diversa e da promoção da igualdade para todos já é antiga e, nos últimos anos, tornou-se cada vez mais consistente. Esses reconhecimentos vêm reforçar nossa posição de pioneirismo e mostrar que nossos compromissos são de fato refletidos em ações. Queremos ser inspiração para muitas outras empresas e evoluir cada vez mais em nossa gestão sustentável, que tem as pessoas no centro de tudo”, pontua Joice Portella, gerente de ESG da Yduqs.