Entre os dias 14 e 21 de junho, cada município sediará os eventos de culminância onde serão anunciados os primeiros lugares nas categorias de post para rede social, vídeo, pôster educativo e história em quadrinhos. Fruto do projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos”.
O concurso Escolas Saudáveis e Sustentáveis conta com o engajamento de 325 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de 53 escolas. Ao todo, 169 professores e profissionais de educação incentivaram alunos(as) de seis municípios a produzirem e enviarem 124 trabalhos criativos e educativos.
Todos os estudantes receberam certificados de participação, e os primeiros lugares de cada categoria terão seus trabalhos divulgados nos principais canais da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil). Além disso, a escola do grupo ou aluno(a) vencedor(a) será premiada com um computador, com o objetivo de incentivar a criatividade dos estudantes e promover um ambiente escolar inclusivo.
Hillary Souza, de 11 anos, aluna da escola Maria do Conceição Bezerra, em Cumaru, destacou os principais aprendizados a partir das oficinas educativas sobre dignidade menstrual. “Uma das coisas que eu aprendi foi que os meninos podem ajudar quando a gente está nesse ciclo e que nós, meninas, não precisamos sentir vergonha porque isso é normal”, disse.
Além do concurso, o projeto proporcionou capacitação para 253 gestores e funcionários públicos sobre o uso, manutenção e higienização de cisternas e caixas d’água. Também foram realizadas melhorias na infraestrutura escolar, incluindo aquisição, instalação e melhorias das cisternas e sistemas para captação de água de chuvas, reformas em banheiros, além da doação de 800 litros de cloro, impactando diretamente 164 escolas no total.
Temas como água, higiene e saúde menstrual foram centrais na iniciativa. Mais de 5 mil meninas receberam kits com absorventes e uma cartilha desenvolvida pelo UNICEF, com informações sobre pobreza menstrual e menstruação com meninos.
Resultado de nove meses de atividades, a parceria entre o UNICEF, AVSI Brasil e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fortaleceu a infraestrutura escolar, capacitou profissionais, incentivou o protagonismo dos estudantes e demonstrou o valor de parcerias intersetoriais para um ambiente escolar mais saudável e consciente.