Estação Ferroviária reúne casas culturais durante o São João

Quem vier a Caruaru pode aproveitar para conhecer as oito casas culturais espalhadas pela estação

Foto: Reprodução/Assessoria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma vila cenográfica, cinco polos e muitas outras atrações estão reunidas na Estação Ferroviária durante o Maior e Melhor São João do Mundo. Quem vier a Caruaru pode aproveitar para conhecer as oito casas culturais espalhadas pela estação. Os espaços reúnem tradições populares e costumes nordestinos.

Conhecer o futuro é o desejo de dez em cada dez pessoas. Todo mundo adora saber a sorte no amor e no jogo. A previsão é certeira no São João de Caruaru 2018. A Casa da Cartomante é o endereço certo para descobrir o que futuro nos reserva. O local funciona de quarta a sexta-feira, das 20h às 23h, e aos sábados e domingos, das 15h à 1h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia também: Confira o que não pode entrar no pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga
Inflação oficial acelera e fica em 0,4% em maio, puxada por alta da gasolina 
                        Arraial dos Idosos fará a festa da ‘terceira idade’ no São João de Caruaru
Para sair da tristeza e ganhar um ânimo novo, quem passar pela estação pode entrar na Casa da Rezadeira. Lá, não há energia ruim que não melhore e alegria que não chegue. Se durante a reza, o remédio for um chá, o turista pode aproveitar e comprar as plantas necessárias na Casa da Raizeira. O local dispõe de um vasto estoque de plantas e raízes para preparo de chás e remédios caseiros.

A diversão também não fica de fora nesse tour. Na Casa das Fofoqueiras, o riso é garantido. Com brincadeiras que relembram tradições das antigas festas juninas, duas fofoqueiras contam todos os babados que a gente precisa ficar sabendo no Maior e Melhor São João do Mundo. Todos os espaços funcionam no mesmo horário e a entrada é gratuita.

A estação possui, ainda, quatro casinhas repletas de cultura e informação sobre a história da Capital do Forró. Na Casa do Boi, é possível conhecer o acervo do Mestre Gercino e da Matriarca Lindalva Severina, além de tirar aquela foto bem bonita ao lado do Boi Tira-Teima, que completa 96 anos em 2018, e apreciar a exposição fotográfica de Antônio Preggo. O local fica aberto de quarta a domingo, das 17h à 0h.

A Casa do Pífano é uma viagem sobre a história do instrumento e formação das bandas em Caruaru. Há registros históricos dos grandes mestres que fizeram do instrumento uma referência na música nordestina. O turista pode, ainda, fazer um tour guiado pela origem do instrumento e apreciar as apresentações das bandas, que ocorrem todas as noites.

Livros, cordéis, bonecos de barro e CDs de caruaruenses estão expostos na Casa do Artista. O local está repleto de informações sobre os músicos que transformaram, com versos e rimas, Caruaru na Capital do Forró. Passando por lá, dá para conferir também a exposição com mais de 30 xilogravuras do Mestre Dila.

Para terminar o tour, uma visita ao Teatro de Mamulengos de Sebá. A arte encanta de jovens a adultos com histórias sobre o cotidiano do nordestino e suas crenças. São 90 bonecos que fazem uma viagem ao Nordeste com chegada ao País de Caruaru. O espetáculo é realizado às sextas-feiras e aos sábados, às 20h. No domingo, são duas sessões: às 17h e às 20h. Haverá encenação, também, na terça-feira (12), véspera de Santo Antônio, e na quinta-feira (28), véspera de São Pedro. Nos dois dias, a apresentação começa às 20h.

O espetáculo de mamulengos é encenado com o apoio de 14 pessoas, guiadas pelo criador Sebastião Alves. A maquiagem é feita por Anne Berto. Entre os personagens de destaque, estão: a Calunga Mariá, o ventríloquo Ventania, as Mãos Molegas, Benedito, Tenente Zé-cagalo, Professora Rosita Bago Mole, Chiquinha e Luluca, mediados por Marieta Sucata e Clamobó. A entrada é gratuita e o espaço comercializa guloseimas para as crianças, como pipoca, balas e algodão doce.

O turista que quer ficar bem informado sobre a festa conta com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). No local, é possível obter o mapa turístico de Caruaru, com informações sobre restaurantes, hotéis e pousadas, a programação dos polos e comprar um souvenir. Estão sendo vendidas camisas, canecas, canetas e squeezes.

Comentários

PUBLICIDADE