Cidades lideradas por prefeitas e prefeitos do PSB se destacam no Previne Brasil

Publicidade

Programa de financiamento do Governo Federal afere resultados da atenção primária à saúde

Municípios pernambucanos administrados pelo PSB se destacaram no ranking do 2º quadrimestre do Previne Brasil, programa de financiamento da atenção primária à saúde do Governo Federal. Das dez primeiras colocadas no estado, seis são cidades sob gestão de prefeitas e prefeitos socialistas: Brejão (1º lugar), Capoeiras (2º), Terezinha (3º), Afrânio (4º), Jucati (7º) e Dormentes (9º). Essas localidades obtiveram Indicador Sintético Final (ISF) com valor 10, a nota máxima do levantamento.

Com Beta Cadengue como chefe do Executivo municipal, Brejão, no Agreste, lidera a lista estadual e ficou na 22ª posição nacional. A cidade também aparece com o melhor desempenho em três dos sete indicadores avaliados: consultas de pré-natal, aferição da hipertensão e aferição do diabetes. Do mesmo modo, Capoeiras, vice-campeão estadual, também se destacou nesses itens e ainda pela boa cobertura citopatológica. O município do Agreste é administrado pelo prefeito Nêgo do Mercado.

Na mesma região, a terceira cidade da lista, Terezinha, com gestão de Matheus Martins, apresentou entre seus indicadores positivos a cobertura vacinal em relação ao número de habitantes. Já em Afrânio, no Sertão, sob condução do prefeito Rafael Cavalcanti, a realização de exames para detecção de HIV e sífilis esteve entre os destaques do trabalho das equipes de saúde.

Por fim, em Jucati, no Agreste, e Dormentes, no Sertão, que completam o top 10, a cobertura odontológica é que foi um fator determinante para alavancar o resultado, juntamente com os indicadores relacionados à cobertura vacinal e à prevenção de HIV e sífilis. Essas cidades são geridas, respectivamente, pelo prefeito Ednaldo Peixoto e pela prefeita Josimara Cavalcanti.

Confira os dez primeiros municípios da lista:

1º Brejão (prefeita Beta Cadengue – PSB)

2º Capoeiras (prefeito Nêgo do Mercado – PSB)

3º Terezinha (prefeito Matheus Martins – PSB)

4º Afrânio (prefeito Rafael Cavalcanti – PSB)

5º Serrita

6º Santa Terezinha

7º Jucati (prefeito Ednaldo Peixoto – PSB)

8º Lagoa do Ouro

9º Dormentes (prefeita Josimara Cavalcanti – PSB)

10º São Bento do Una

Fonte: Ranking Resultado Previne Brasil – 2º Quadrimestre/2023 – Ministério da Saúde

Publicidade